Rei Sejong Jangheon Yeongmun Yemu Inseong Myeonghyo (em coreano: 세종장헌영문예무인성명효대왕) foi o terceiro filho do rei Taejong e o quarto rei da dinastia Sejong, que durou entre os anos de 1392 e 1897. Ele assumiu o trono aos 22 anos e reinou de 1418 até 1450.

Sejong era muito interessado em ciência e tecnologia, e isso fez com que criasse vários instrumentos que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade; entre eles, um relógio de água, um globo celestial para observar o céu e o mais memorável, o alfabeto do idioma.

Com exceção do alfabeto, que foi criado em segredo, ele permitiu que pessoas de todas as classes participassem das produções; o que era incomum na época. Além disso, ele desenvolveu terras, reorganizou leis, estabeleceu um novo sistema tributário e instruiu acadêmicos a estudar e publicar livros sobre astronomia, música, agricultura e outros.

O rei também tinha conhecimento de fonologia, música e a respeito do Neoconfucionismo. Áreas que ajudaram na criação do alfabeto coreano. Ele foi um grande contribuinte do desenvolvimento artístico, científico e cultural do país, e foi tão importante para o povo que é homenageado como "O Grande", possui uma estátua no centro de Seul, e foi criado o Sejong Center For The Performing Arts (em coreano: 세종문화회관) que existe em vários países, assim como o Instituto King Sejong.

Também existe o Prêmio de Alfabetização Rei Sejong, criado pela UNESCO, em 1989. Ele é concedido, todos os anos, às pessoas que tenham participado ativamente na expansão da própria língua e é celebrado em 08 de setembro, no Dia Internacional da Alfabetização.

Não por coincidência, a data do aniversário de Sejong, O Grande é também a data na qual se comemora o Dia do Professor, na Coreia do Sul (15 de maio).

0 Comentários