Você sente que precisa usar romanização para conseguir ler em coreano?

Romanização (ou transliteração) é uma forma de ler os caracteres do Hangul mesmo sem saber falar coreano. Isso porque tentamos "dar" à cada letra um som correspondente. Deste modo, conseguimos olhar para 네 e saber que o som é n (ㄴ) + ê (ㅔ).

Imagine que uma pessoa que nunca estudou coreano faça uma viagem de negócios até a Coreia. Pode ser um pouco difícil encontrar um endereço específico utilizando apenas o Hangul ou as placas de trânsito, então essa pessoa pode usar a romanização para se localizar mais facilmente.

⚠️ Essa é a parte boa, mas não recomendo que utilize por muito tempo se estiver *estudando* o idioma.

Isso porque os sons das letras do alfabeto romano não são 100% fiéis aos caracteres do Hangul, afinal são criações diferentes. E também porque não é necessário, uma vez em que todos os sons forem aprendidos.

E o que fazer então? Focar nos sons e aprender as palavras junto com o áudio, como nos exemplos que deixo nos posts do blog.
A dica de ouvir música lendo a letra ao mesmo tempo também é super válida! É por isso que tanto no YouTube quanto no TikTok aqui da página as legendas estão em coreano e em português, sem romanização.

Utilize pelo tempo que achar necessário se for ajudar, mas o meu conselho é que não use por muito tempo para não ficar dependente do ABC para conseguir ler.

0 Comentários